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Bioshock 
Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa da empresa 2K Boston/2k Autralia, antes conhecida como Irrational Games, e projetado por Ken Levine. O jogo está disponível para 
PCs  e para o console 
Xbox 360 . Foi lançado em
 21 de agosto de 2007 , na América do Norte, e três dias depois na Europa e na Austrália.Bioshock recebeu maioria absoluta de reviews positivos, e está colocada como 
trigésimo  melhor vídeo game na 
Game Rankings , baseada em reviews de críticos. A imprensa especializada elogia a história calcada em opções morais, o ambiente imersivo e a distopia inspirada em Ayn Rand.Definido em uma história alternativa de 1960, o jogo coloca o jogador no papel de 
Jack , sobrevivente de um acidente de avião, que deve explorar a cidade submarina de 
Rapture  e sobreviver ao ataques de
 seres mutantes  e 
drones mecânicos  que lá habitam. O jogo incorpora elementos encontrados em jogos de 
role-playing  e 
survival terror , e é descrito pelos criadores e Levine como um "
sucessor espiritual " de seu trabalho anterior, a série 
System Shock .
o Unreal 2.5  integrado ao simulador de física Havock , portanto, não espere grandes melhorias técnicas. O que Bioshock 2  oferece uma nova e inteligente aventura e uma jogabilidade mais refinada.
subam o nível " em relação aos originais. No entanto, a história de Bioshock 2  é tão instigante quanto a do primeiro  e as alterações na jogabilidade, como a simplificação dos hacks , deixaram a experiência ainda mais fluida  e imersiva . A continuação começa 10 anos depois  do original, ainda sob as águas, na cidade utópica Rapture  de Andrew Ryan . Desta vez a antagonista é uma mulher chamada Sophia Lamb , personagem desenvolvida a partir de um intrincado conjunto filosófico  exaltando a coletividade, que contrasta com a racionalidade  e individualidade  do primeiro (por sua vez inspirado na obra da escritora e filósofa russa Ayn Rand ). Em seu altruísmo distorcido, Sophia  acredita que os anseios do grupo devem sempre ser colocados à frente do indivíduo - e que cada um deve se esforçar nesse sentido sem medir esforços ou consequências, algo que ela chama de A Família .
Delta , o primeiro Big Daddy , um que foi capaz de quebrar seu condicionamento, sua diretriz primária, a proteção das Little Sisters , e trabalhar pelos seus próprios objetivos. Alguém muito diferente do Jack , do primeiro game, que não tinha opção a não ser seguir adiante, já que sua missão primordial era simplesmente sair vivo dali . Ser um Big Daddy  também dá ao jogador um rumo ainda mais imediato: a localização de sua Little Sister original , a filha  de Sophia  Lamb , alguém tirada dele há uma década. Ainda que livre de sua diretriz, o personagem anseia pelo reencontro - e no caminho adota outras sisters que o ajudam para tanto.
A adoção das menininhas macabras  é outra grande novidade do jogo. É possível roubá-las de outro Big Daddy  - que só atacam se provocados - e usá-las para colher o precioso Adam , energia que, como no primeiro, pode ser usada para comprar poderes (os plasmids ) e habilidades. Os dilemas morais - matá-las por uma dose extra de Adam ou salvá-las por uma quantia menor e a promessa de recompensas futuras - seguem presentes, aliados a escolhas narrativas (matar ou deixar vivo um personagem secundário) que geram diversos fins alternativos para a trama.